Olá meus amigos, tudo bem? Antes de tudo, este conteúdo são para as pessoas que já instalaram energia solar fotovoltaica em sua casa ou empresa. Mas se você ainda não colocou, continue a leitura para saber com será a sua primeira conta de luz após a homologação do gerador solar. Primeiramente saiba como instalar os seu gerador solar.
Como trabalho com projetos e instalação de geradores fotovoltaico em Minas Gerais, o foco será com as faturas de energia da Cemig. Contudo iremos mostrar informações básicas que são comuns em faturas de outras concessionárias.
Como é a primeira fatura de um cliente que gera energia
A fatura acima é de um dos nossos clientes que já faz parte da família de Geração Sustentável. Neste exemplo foram instalados um gerador de energia solar fotovoltaica contendo 80 painéis de 335 W. Assim a potência desta usina é de 26,8 kWp com previsão de geração mensal de 3000 kWh por mês. Vamos agora analisar os três principais campos desta fatura:
Campo Informações Técnicas
Este campo apresenta as leituras dos medidores de energia dentro que está localizado dentro do padrão da Cemig. Contudo, veja que as duas primeiras linhas dentro dessa tabela contém informações do novo medidor bidirecional que a Cemig trocou na vistoria (Energia kWh / Energia Injetada com número do medidor ARL 19511). Já a última linha relaciona o medidor antigo substituído (Energia kWh com número do medidor ARC 15601).
Verifique que a fatura registra a leitura de 3 situações distintas: consumo e injeção de energia do medidor bidirecional e a leitura de consumo do medidor substituído.
Dessa forma, no medidor substituído houve um consumo de 917 kWh cuja cobrança é em outra fatura específica ou em alguns casos na mesma fatura. Esse consumo não participa do sistema de compensação de créditos pois aconteceu antes da homologação da usina solar.
Em relação ao consumo de 374 kWh registrado pelo medidor bidirecional, este irá participar da compensação juntamente com a injeção de energia de 923 kWh também registrada por este medidor. Nas próximas faturas somente aparecerá as informações destes dois registradores.
Campo Valores Faturados
Veja aqui abaixo a imagem do campo valores faturados. A cobrança do custo de disponibilidade no valor de R$52,06 está na primeira linha e também a realização do abatimento da energia consumida 374 kWh (En comp. kWh ISENTA) da energia injetada (Energia injetada kWh HFP) na rede da Cemig nas linhas seguintes.
Campo informações Gerais
Aqui mostra o saldo dos créditos de energia elétrica. Esta é a primeira fatura, então o saldo corresponde exatamente ao que sobrou do abatimento da energia consumida da energia injetada.
Saldo = Energia Injetada no mês – Energia Consumida no mês + Saldo Anterior.
Saldo = 923 – 374 + 0 = 549 kWh
Comece a gerar sua energia
Concluindo o raciocínio deste artigo, agora você consegue entender os principais elementos que compõe uma fatura de energia de clientes que possuem sua própria geração de energia. Se você chegou até aqui e ainda não tem usina de energia solar fotovoltaica, podemos te ajudar clicando aqui.
Siga a gente nas redes sociais:
2 Responses
o valor para contribuição de iluminação pública municipal >>> será fixo ou dependerá do consumo ou não consumo da unidade…não sei se fui claro, este valor(seria fixo?) continuará sendo cobrado independentemente do consumo?
Oi, tudo bem? O valor da contribuição de iluminação pública depende do consumo registrado no medidor bidirecional. Esse valor varia de cidade para cidade.